Porque a Orientação Profissional Se Faz Tão Necessária na Atualidade?

Nossa realidade atual nos oferta uma infinidade de cursos, sejam eles técnicos, tecnólogos, graduações, cursos de curto prazo, etc. São muitas formações para cada área de atuação, cada uma com suas especificidades e ainda oferecidas por diferentes instituições, cada uma dando “a sua cara” para os mesmos conteúdos, afim de adequá-los com a forma que considera a melhor para o aluno construir seus novos conhecimentos.

Esse cenário tão rico em possibilidades traz consigo seus desafios, um deles é nos colocar em uma situação até então não experimentada pelas gerações mais antigas: a de fazer uma escolha frente à variedade de caminhos que se pode seguir.

Fazer essa escolha já foi uma tarefa mais simples, que não requeria auxílio algum: quando as possibilidades de escolha também eram menos diversificadas, mas de modo geral mais conhecidas.

O que percebemos atualmente são jovens e adultos que não sabem por qual caminho seguir, vivem um momento de incertezas e por isso não fazem uma opção.

A carcterística da atualidade é a preocupação com a imagem, com o externo, o que resulta na grande preocupação das pessoas com o corpo, com as fotos que exibem nas redes sociais, com o tempo que se gasta navegando e não interagindo com quem está ao nosso lado. Somado á isso, temos uma evidência no que se refere á vida contemporânea: o tempo nunca é suficiente, corremos contra os poteiros do relógio para dar conta de muitas atividades, sem ter o tempo necessário para ficar consigo mesmo. A ausência do exercício de olhar para si mesmo na vida cotidiana resulta em pessoas que conhecem muito pouco de si próprias. O que não contribui para que consigam, sozinhos, fazer uma escolha profissional assertiva.

Essas pessoas pelo fato de poderem fazer tantas coisas diferentes e não terem conhecimento do que desejam fazer, ás vezes, acabam não fazendo nada. Ou fazendo tudo. Investindo seu tempo e seu dinheiro em diversas formações que não chegam a concluir até encontrarem aquela que condiz com suas expectativas, a que ao cursarem se sentirão verdadeiramente interessados, habilidosos para com os conteúdos e funções que a formação requer, conseguindo vislumbrar para si um futuro profissional. Descobrem na prática, na experimentação e no risco, o que é que eles realmente querem.

Todo o conhecimento adquiro neste caminho de tentativas é válido, porém muitas vezes esse caminho torna-se longo, causando angústia, ansiedade, sensação de desamparo, incapacidade e insatisfação, comprometendo o bem estar do indivíduo.  

Por isso a orientação profissional torna-se decisiva para que o indivíduo seja bem sucedido em sua escolha profissional, alcance satisfação e sucesso com sua caminhada, evitando  o desgaste emocional  e de energia, bem como investimentos financeiros desnecessários.

Auxiliar as pessoas na sua escolha profissional no cenário atual é um desafio, requer inovação, ampla de visão de mundo e de futuro, atualização constante, trabalho de auto conhecimento e de desenvolvimento de diferentes competências pessoais que se fazem necessárias para que essa escolha seja feita como deve ser: com clareza, segurança e assertividade.

É com esse desafio que a Acerte se compromete ao oferecer seu serviço de Orientação Profissional: auxiliar as pessoas para que deem passos firmes na construção uma carreira que lhe proporcione sucesso e satisfação.